sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gerenciando o Tempo

Há alguns dias eu estava discutindo a importância de se gerenciar adequadamente o tempo dos nossos projetos de teste. E apesar disso parecer tão óbvio, cheguei a conclusão que quase nunca conseguimos fazer isso muito bem, nem nos projetos, nem em nossa vida profissional ou mesmo na pessoal.

Geralmente gastamos grande parte do nosso tempo em atividades que agregam pouco valor e nem percebemos isso. É um tempo enorme lendo um caminhão de e-mails, navegando na web sem muita direção, ou simplesmente sentados à frente de uma TV, ao final de um dia pesado de trabalho.

É interessante sempre repensarmos a priorização que fazemos em nossas vidas, para que seja possível encontrar o equilíbrio entre as atividades que temos no dia-a-dia, conseguindo conciliar a vida profissional e pessoal, mantendo o prazer e a motivação nessas duas frentes.

Quando conseguimos identificar com clareza as atividades que são mais importantes e as colocamos numa sequência adequada, temos mais chances de executar a maior parte delas, o que pode nos trazer grande satisfação e sentimento de realização. Sem esse cuidado em identificar claramente o que precisamos ou queremos fazer e sem uma priorização adequada, dificilmente realizamos muita coisa.

Esse raciocínio é totalmente válido para as atividades de teste em nossos projetos, pois normalmente temos um escopo de teste muito maior que o tempo disponível para testá-lo adequadamente. Assim, se conseguirmos priorizar os nossos requisitos de teste, poderemos direcionar nossos esforços para aquilo que tem maior relevância. Não esqueçamos do Princípio de Pareto ao priorizarmos os nossos esforços.

É importante lembrarmos sempre de estabelecer prioridades e não querermos fazer tudo ao mesmo tempo. Dê importância ao que é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário