sábado, 27 de março de 2010

Impressões sobre o CInTeQ 2010

Antes de qualquer comentário sobre o evento, gostaria de parabenizar a organização do CInTeQ 2010, pela iniciativa de trazer para o Brasil grandes nomes do teste de software, como Rex Black (foto ao lado), Eric van Veenendaal e Dorothy Graham. Iniciativas como esta são visionárias e permitem que os profissionais brasileiros mantenham-se atualizados em relação ao que acontece na área de testes e qualidade de software em todo o mundo. É importante ressaltar que algumas palestras nacionais também enriqueceram muito o evento, demonstrando que temos em nosso país profissionais extremamente capazes.

Gostei muito do congresso e as palestras que mais me chamaram a atenção foram:
  • Teste de Segurança em Aplicações WEB - Palestrante: Eduardo Habib
  • Lidando com os Desafios do Teste para as Metodologias Ágeis - Palestrante: Rex Black
  • A Importância da Especialização dos Papéis em uma Fábrica de Testes - Palestrante: Emílio Castro
  • Qualidade e Produtividade em Sistemas de Software: Um Desafio Brasileiro - Palestrante: Mauro Spínola
  • Melhoria do teste com TMMi - Melhoria do processo para o presente e futuro - Palestrante: Erik van Veenendaal
  • Ilusões Cognitivas no Desenvolvimento e Teste - Palestrante: Dorothy Graham
Outro aspecto importante desse tipo de evento, além das palestras com conteúdo de muita qualidade, é a oportunidade de contatos com diversos profissionais da área, que muitas vezes conhecemos apenas por listas de discussão ou através de seus blogs e artigos publicados. Um bom exemplo disso é o Fabrício Ferrari, que tive a oportunidade  de conhecer pessoalmente durante o evento. Pude perceber o entusiasmo e a dedicação do Fabrício em cobrir o evento e compartilhar com a comunidade tudo o que vimos nesses dois dias de congresso. O QualidadeBR, blog do Fabrício, traz uma cobertura bem completa e detalhada de todas as palestras. Não deixem de visitar esse excelente conteúdo!

Para quem não pôde participar neste ano, fica a dica: ao final do evento foi anunciado o CInTeQ 2011, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de março do próximo ano. Programem-se desde já!

2 comentários:

  1. Olá Eduardo!

    Sem dúvidas o CInTeQ 2010 foi muito mais do que um evento cheio de palestras. Pois além de assistir palestras super interessantes pudemos conhecer pessoas ao vivo, como você mesmo comentou, e a realidade de outros profissionais e empresas. E isso agrega muito e melhora a nossa visão sobre Teste de Software.

    A respeito de se manter atualizado, eu vejo que os eventos são uma excelente oportunidade, a risco a dizer que a melhor forma de se manter atualizado. Mas também há outras maneiras, das quais destaco duas:

    - Acompanhar os blogs, tanto os brasileiros quanto os internacionais;
    - Ler as revistas internacionais de Teste de Software (ex. Testing Experience). Há várias gratuitas e o conteúdo é excelente, o Rex Black por exemplo é figurinha fácil de se encontrar nessas revistas (ele até já tinha feito um artigo na revista Agile Record, sobre o tema palestrado no CInTeQ).

    Muito obrigado pelas palavras e citação! :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fabrício,

    Falando de publicações, tem uma outra bem interessante que é a "Security Acts" - www.securityacts.com. Está ainda no segundo número, mas já apresenta um bom conteúdo sobre testes de segurança.

    Abraço!

    ResponderExcluir