domingo, 3 de janeiro de 2010

Controle da Qualidade de Software

Controle da Qualidade, no contexto de software, é o processo que compara um produto com normas, padrões e requisitos estabelecidos, procurando identificar inconformidades, para que estas possam ser corrigidas antes que o produto chegue ao seu ambiente de uso. Tendo seu foco na detecção de defeitos, trata-se de um processo essencial na indústria de software atual, cada vez mais competitiva e exigente. Nessa indústria, qualidade não é mais diferencial competitivo, mas requisito básico para que os produtos desenvolvidos sejam bem recebidos pelo mercado.

Ao contrário do que se pode imaginar de um processo que busca por defeitos em produtos, o Controle da Qualidade não ocorre apenas ao final de um processo produtivo, principalmente quando falamos de desenvolvimento de software. O Controle da Qualidade pode ser aplicado sobre os produtos do processo de desenvolvimento desde suas fases iniciais, permitindo que produtos intermediários sejam verificados e que os defeitos identificados sejam corrigidos antes que se propaguem às fases seguintes da construção do software.

Dessa forma, podemos controlar a qualidade de um Documento de Especificação de Requisitos ou de um Modelo de Dados por exemplo, identificando precocemente defeitos que poderiam causar grandes prejuízos  no futuro. Isso é possível, dentre outras formas, através da aplicação de Listas de Verificação sobre os documentos gerados durante a construção do software ou pela aplicação de Testes de Software. Quando as inconformidades identificadas são corrigidas, as fases seguintes do processo de desenvolvimento recebem insumos de maior qualidade, o que contribui substancialmente para a qualidade final do software.

Investir na detecção de defeitos, através de um Controle da Qualidade sistemático, é muito mais que uma forma eficiente de se reduzir o custo total do software, ao evitar prejuízos decorrentes de falhas em produção. Envolve a satisfação do cliente final, que espera receber um software com qualidade superior e que atenda satisfatoriamente as suas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário