sábado, 9 de janeiro de 2010

Garantia da Qualidade de Software

Conforme o QAI - Quality Assurance Institute, o processo de Garantia da Qualidade é formado por um conjunto planejado e sistemático de atividades, que tem por objetivo prover confiança sobre a conformidade de produtos e serviços a requisitos especificados e que venham ao encontro das necessidades dos usuários. Já para o MPS-br - Melhoria do Processo de Software Brasileiro, o propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estão em conformidade com os planos e recursos predefinidos.

Estas duas visões normalmente conduzem a uma confusão muito comum, ao compararmos os processos de Controle e de Garantia de Qualidade de Software. Notamos que o conceito de Garantia da Qualidade é muito próximo daquele que já discutimos sobre o Controle da Qualidade, principalmente pelo fato de os dois processos definirem atividades que tratam da qualidade do software.

Entretanto, a Garantia da Qualidade tem seu foco na prevenção de inconformidades e na melhoria contínua de processos, enquanto o Controle da Qualidade busca identificar e corrigir estas inconformidades, num processo muito mais reativo. Esses dois processos são complementares e muitas vezes são executados através de atividades semelhantes, como na aplicação de Listas de Verificação ou checklists. A grande diferença é o foco em prevenção ou em detecção.

Assim, se você estiver verificando um documento com a intenção de identificar e corrigir eventuais inconformidades, certamente estará trabalhando em uma atividade de Controle da Qualidade. Mas se o seu objetivo é avaliar o processo que gerou este documento, procurando analisar suas fragilidades e otimizar a execução das atividades previstas, estará trabalhando na Garantia da Qualidade deste processo.

Então, como diferenciar esses dois processos no dia-a-dia? Não parece muito fácil, mas uma forma bem simples é lembrarmos das palavras Prevenção e Detecção.
    • Prevenção refere-se à Garantia da Qualidade
    • Detecção refere-se ao Controle da Qualidade
Esta diferenciação é válida, principalmente no contexto do Teste de Software e das certificações como a CSTE. Entretanto, observando a definição de Garantia da Qualidade feita pelo MPS-br, percebemos que é importante termos o cuidado de avaliar o contexto onde os termos Controle e Garantia são utilizados, para construirmos o entendimento mais adequado a cada caso.


Referências

Guia de Implementação - Parte 2 - Fundamentação para Implementação Nível F do MR-MPS
Disponível em: http://www.softex.br/mpsbr/...

Guide to the CSTE COMMON BODY OF KNOWLEDGE - Version 6.2 - 2006
QAI - Quality Assurance Institute

    Um comentário:

    1. Gostei do artigo e recomendo.
      O conceito de Garantia da Qualidade é confundido com frequência por quem está estudando o assunto ou menos no dia-a-dia profissional (onde me incluo).
      Nota 10, claro, objetivo e 'exemplificativo'

      ResponderExcluir